domingo, 27 de abril de 2008

Violão 7 Cordas de Florianópolis

Ontem - 26 de abril - foi o "Dia Nacional do Chorinho". Até tentei desenhar e postar na data, mas pela manhã fui no médico colocar minhas costelas no lugar. Eu me machuquei no ônibus e não consegui dormir legal à noite. Foi só parar de doer e fui para o Mercado Público de Florianópolis curtir as feras do Clube do Chorinho. Entre vários bambas estava Wagner Segura, um dos poucos no Brasil que consegue mandar legal no violão 7 cordas. Em 2007, tivemos Wagner no laboratório de rádio, onde realizamos a 2ª. entrevista ao vivo da faculdade. A talentosa Janine Mello estava comigo na apresentação do programa. Nesta quarta 30/04, Wagner Segura apresenta o show "Encontro" no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Professor permanece na UTI

Acometido por uma pneumonia que o afastou das aulas na faculdade, o quadro do professor de radiojornalismo “ainda” inspira muito cuidado.

Eu mesmo estive lá no hospital e conferi como o “sofrimento” do nosso mestre é desolador...
Dias atrás, a nossa “governadora” Marinês, cujo blog é pura saúde, suplicou que enviássemos algum carinho, alguma energia por e-mail ao professor... Depois dessa, vai ter até excursão de marmanjos e “garotas afins” rumo ao hospital.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Presidente "pé-frio" influencia na prova

A questão da prova era transformar em notícia, a entrevista do programa de rádio “Café com o Presidente” em que Lula falava sobre mais uma de suas viagens. A prova parecia moleza para alunos da 5ª. fase de Jornalismo. Infelizmente, sabe lá como, bateu uma urucubaca em cima da galera e a maioria se deu mal...

Com tanta nota baixa, o professor sensível e ponderado, realizou novo exercício de reforço para melhorar a nota, mas mudou o fato a ser noticiado. Claro! Não quis arriscar nem insistir com forças sobrenaturais.

domingo, 13 de abril de 2008

sábado, 12 de abril de 2008

Que tal mais HQ nas escolas?

Faz tempo que eu buscava algo desse cara na web. Gilmar é cartunista e também faz histórias em quadrinhos (HQ). Ele ilustra livros e outras publicações como informativos de sindicatos, com muito humor do que acontece no dia-a-dia.

Adoro o traço deste fera.

E o cara está sempre realizando oficina de HQ pelo Brasil afora.

Salão de Humor do Piauí
Lá tem o projeto da FNH (Fundação Nacional do Humor) que é o Humor na Escola, resultado é que todas as crianças das oficinas já sabem o básico do humor gráfico.


Ah, quem dera mais escolas tivessem matéria assim em suas grades curriculares!

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Enxurrada de Macunaímas

A 1ª. Semana de Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá (SC) teve a professora, doutora e pós-doutora Lucia Santaella na quarta (09/04). Pesquisadora na comunicação, com vários livros publicados, a leitura do currículo dela fez o coordenador do curso Paulinho Scarduelli suar. Aí, pensei com meus botões: Que poderosa!

A mulher discursou num nível acima do que imagina a vã filosofia de Shakespeare. A platéia macunaímica, captando pouco, vazou do local feito enxurrada. Já estudamos em nosso curso: “O importante não é o que você quer dizer, mas como a sua mensagem será entendida”.

Com a evasão, Paulinho, sentado à minha frente na platéia, tentou amenizar pedindo à nossa professora Sílvia Coneglian, outra Phd, o seguinte: “Sílvia, fala pra ela que o pessoal tá saindo apenas para lanchar e deve voltar.”. Muitos sabem que Paulinho vez por outra viaja no mundo de Poliana Moça (“não há problemas” e “tudo só pode dá certo”).


Nessa noite eu também tava muito cansado e sem render, aí falei para Paulinho: “Licença, coordenador, tô indo ali na praça comer um cachorro-quente e só voltarei amanhã, viu?”.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Lá da terra das Danielas italianas

Taí galera, Radicci é um personagem que adoro. Ele está nas tirinhas do chargista e quadrinista Iotti que retrata cenas de humor com a colonização italiana na Serra Gaúcha.

Foi lá pr'aquelas bandas que nasceram as nossas professoras de Jornalismo Daniela Pistorello e Daniela Risson, da Faculdade Estácio de Sá (SC).

Até meu filho Théo dá risadas com Radicci nos livros de bolso da L&PM Pocket, à venda nas melhores bancas de revistas e livrarias.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Hoje é o Dia Mundial da Saúde

Esta data não pode passar em branco. Afinal de contas a saúde marca minha principal trajetória profissional. Sempre me integrei com outras áreas já que saúde é algo imprescindível nas mais variadas atividades humanas. Assim, pensando e agindo na saúde coletiva, necessito da comunicação para lutar por uma saúde como direito de cidadania.

Vejo que é necessário informar, educar e mobilizar a população para que não fique apenas sofrendo e perdendo como acontece hoje, por exemplo, no descaso das autoridades com mais uma epidemia de dengue pelo Brasil. A saúde não tem que ser promessa vazia de campanhas políticas. Está na Constituição que “Saúde é direito do povo e dever do Estado” e não uma mercadoria à venda ao alcance de poucos. O povo em nosso país ainda não sabe a força que tem. Se for para sofrer e perder, que seja lutando por um melhor serviço público de saúde.


Em 2002, criei figuras divertidas (emoticons) com a logomarca do Sistema Único de Saúde (SUS) para identificá-lo mais com o povo, pois na mídia só aparece o lado ruim do SUS sem mostrar as causas políticas e comerciais por trás disso. O nosso movimento em Santa Catarina é por meio do Gices. Mas ao voltar das férias de 2005, para nossa surpresa e alegria, lá estávamos nós nas páginas 02 e 12 da conceituada revista de saúde pública Radis. É por essas e outras que tem dentista e tem também engenheiro cursando a mesma turma de Jornalismo.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Quatro Cantos do Brasil


Um blog assim era tudo o que eu queria ter na 1ª. fase do nosso curso de Jornalismo. Como não tinha blog, eu "postava" tudo o que acontecia naquele mural da sala 2401 da Faculdade Estácio de Sá (SC). Vocês lembram dos "Quatro Cavaleiros do Apocalipse" acima?

Era fevereiro de 2006. Passava das dez e meia da noite e o Bar da Tia já havia fechado. Mas o "Tio" Marco se sensibilizou e abriu o bar para aqueles rapazes comemorarem o 1º. dia de aula - da 1ª. fase do nosso curso de Jornalismo. Ao clicar o momento, o "Tio" nem deu conta de que juntara quatro cantos do Brasil numa fotografia.

O catarinense anfitrião Jerônimo Safadinho (beijou a Janine ou não beijou?), o carioca Rafael Kamikaze, o gaúcho Carmelo e o pernambucano Marcelo. Êta que tempo legal! Naquela fase que mais parecia uma "5ª. série" todo dia havia um "barraco". Tinha cada arranca-rabo desgraçado. A coisa era ruim, mas era boa!

quarta-feira, 2 de abril de 2008