sábado, 24 de maio de 2008

Lailson e a criação da ACAPE

Já na logomarca da Associação dos Cartunistas de Pernambuco - ACAPE, vê-se uma criação de Lailson com o desenho final de Miguel Falcão, trazendo a figura do Homem da Meia-Noite, famoso boneco gigante do carnaval de Olinda (PE).

Lailson faz algumas considerações sobre a ACAPE para o Mamão de Corda.

MC - Como age a Associação dos Cartunistas de Pernambuco (ACAPE)?
Lailson - Quando tive a idéia da ACAPE e chamei Samuca, Clériston, Miguel e Ronaldo para fazermos a Associação, o objetivo era desenvolver projetos para valorizar a charge, o cartum e os quadrinhos. Começamos com uma exposição e um livro das charges que havíamos produzido no último ano do segundo milênio e ampliamos depois a proposta para incluirmos amadores e profissionais que tivessem interesse nas áreas de charge, cartum e quadrinhos.
A entidade foi formada como uma ONG e firmamos convênios para administrar a Gibiteca Ionaldo Cavalcanti, para operacionalizar duas edições do Festival de Humor e Quadrinhos (que é uma criação minha de 1999 e que atualmente doei para o Estado), para dar aulas de introdução ao Humor Gráfico nas escolas públicas do estado e projetos assim.
A atual direção tem uma ação muito distante do que era minha proposta original. Não estou mais envolvido com a associação.

Charge do livro O que vier eu traço (1981)

A ACAPE orienta com vários links úteis, qualquer pessoa interessada em ingressar no ramo do humor gráfico. Saber, por exemplo, como se faz para registrar (direitos autorais) e comercializar os desenhos (tabela de preços).

No site da ACAPE, saiba também a diferença que há entre as categorias do humor gráfico - cartum, charge, HQ, caricatura etc.

Não perca amanhã: Lailson e a História em Quadrinhos

Nenhum comentário: