segunda-feira, 7 de abril de 2008

Hoje é o Dia Mundial da Saúde

Esta data não pode passar em branco. Afinal de contas a saúde marca minha principal trajetória profissional. Sempre me integrei com outras áreas já que saúde é algo imprescindível nas mais variadas atividades humanas. Assim, pensando e agindo na saúde coletiva, necessito da comunicação para lutar por uma saúde como direito de cidadania.

Vejo que é necessário informar, educar e mobilizar a população para que não fique apenas sofrendo e perdendo como acontece hoje, por exemplo, no descaso das autoridades com mais uma epidemia de dengue pelo Brasil. A saúde não tem que ser promessa vazia de campanhas políticas. Está na Constituição que “Saúde é direito do povo e dever do Estado” e não uma mercadoria à venda ao alcance de poucos. O povo em nosso país ainda não sabe a força que tem. Se for para sofrer e perder, que seja lutando por um melhor serviço público de saúde.


Em 2002, criei figuras divertidas (emoticons) com a logomarca do Sistema Único de Saúde (SUS) para identificá-lo mais com o povo, pois na mídia só aparece o lado ruim do SUS sem mostrar as causas políticas e comerciais por trás disso. O nosso movimento em Santa Catarina é por meio do Gices. Mas ao voltar das férias de 2005, para nossa surpresa e alegria, lá estávamos nós nas páginas 02 e 12 da conceituada revista de saúde pública Radis. É por essas e outras que tem dentista e tem também engenheiro cursando a mesma turma de Jornalismo.

Nenhum comentário: