segunda-feira, 26 de maio de 2008

Lailson – traços do mundo em Pernambuco


Além do trabalho de cartunista e artista gráfico, Lailson também lutou para projetar Pernambuco e o Brasil para o mundo, ao criar salões e festivais internacionais de humor em Recife.

Os festivais pernambucanos de humor expõem trabalhos do Brasil e do exterior. Acontecem oficina, mesa redonda e palestras. Neles também são divulgados traços de ilustradores do estado e os membros da ACAPE fazem caricaturas ao vivo dos visitantes.

O comerciante Eliseu Farias de Andrade é um ex-colega meu de turma no colégio Ginásio Pernambucano, em Recife. Entrevistado, ele respondeu para nosso blog.

MC - Você costuma ver as charges de Lailson no Diário de Pernambuco?
Eliseu - Lailson já está muito além das charges no DP (Diário de Pernambuco). Você precisa ver as exposições de charges e caricaturas naquele observatório da Marinha, lá no Recife Antigo. Aquilo lá, em grande parte, deve-se a Lailson. O cara é bom mesmo. Mas você, Marcelo, devia mandar também seus desenhos para essa exposição. Você também aprontava muito com a gente nos tempos do GP (Ginásio Pernambucano). E pelo jeito continua o mesmo, pois sempre manda charges com o pessoal aí do sul que eu não conheço, mas acho os desenhos engraçados.

MC - Que tal foi mostrar o trabalho de Lailson em nosso blog?
Eliseu - Muito bom , cara. Um pernambucano tem que mostrar os valores da sua terra. E você mostrou apenas o Lailson desenhista. Precisa também falar depois do Lailson "bluseiro" (músico de blues). Quem sabe numa outra oportunidade, hein? Parabéns, véio!

Charge do livro "O que vier eu traço" - (1981)

Em 2002, Lailson comemorou seus 25 anos de charges publicadas no Diário de Pernambuco com a exposição Retrato Oficial, no Palácio Campo das Princesas, sede do governo pernambucano.

Entrevista para nosso blog:

MC - Qual trabalho no mundo e no Brasil você destaca na arte do humor gráfico?
Lailson - É impossível destacar um único trabalho. Se extrapolarmos a pergunta para incluir projetos que envolvam o Humor Gráfico, destacaria o trabalho que é realizado por Juan Garcia Cerrada, na Universidad de Alcalá de Henares, na Espanha, com a Muestra Internacional de Humor Gráfico e o processo de criação da Cátedra de Humor Gráfico daquela universidade, que será a primeira do gênero na Espanha e, talvez, na Europa, onde o Humor Gráfico é estudado como registro do processo político-social dos povos íberoamericanos.

Ilustração do Festival: Lailson - Humor World

Última postagem da série amanhã: Lailson - humor como análise da realidade

Nenhum comentário: